terça-feira, 9 de março de 2010

Eu ando sumida, admito. Ponto final. Não estou conectando, não ando pelo MSN, nem Orkut, nunca mais loguei no Skype e o blog está mais empoeirado do que as relíquias de meu bizavô. É que o ano finalmente desabou sobre as minhas costas, trazendo as aulas, o emprego, os problemas familiares e todo o resto como uma tsunami. Sinto falta dos amigos distantes. Muita.
Mas saindo do âmbito Eduarda sentimental, quero refletir sobre algo que foi debatido hoje por algumas pessoas que comigo convivem...
Quanto aos tipos de punição para os crimes previstos em lei no Brasil, a forma como estes são cumpridos está correta?
É claro que jogar a culpa no Governo ainda continua sendo a melhor alternativa. Dizer que os presídios estão um caos por que falta estrutura, higiene, educação... Vejam, não sou uma maluca que acha que o governo é o melhor possível, mas procuro interpretar pelos dois lados, afinal de contas, toda moeda tem duas faces. Falta estrutura, mas e o que falar de certos detentos que fazem vandalismo com suas camas e cobertas para "formar casas" ? Falta higiene, mas eles procuram manter limpo o lugar onde vivem ou colaboram para a sujeira? Falta educação... Mas se existir a proposta de oficinas, eles irão participar? Sempre tem o "mas" e o "se". Culpar, xingar, dizer que o mundo é injusto, que a polícia é cruel e que o governo é desleixado não vai adiantar de nada se a própria sociedade não se conscientizar. É fácil jogar a batata quente para os outros, como fez uma mãe que chegou para o Defensor Público e disse: "os policiais perseguem meu filho". Claro, seria difícil demais ela admitir que foi a base, a estrutura não sólida, que colaborou para isso. Que talvez ela seja a maior responsável pelos atos dele. Volto a repetir como um papagaio que não para de falar a mesma coisa: Parem de culpar o governo!!! Coloquem a mão na consciência, para depois que o primeiro passo tenha sido dado podermos gritar e protestar a vontade. Afinal de contas, ele tem culpa sim, mas ainda temos mais. Bem mais.
Ps.: Perdoem os erros de português, estou com pressa, mas depois CORREGEREI rs

Um comentário: