quarta-feira, 16 de dezembro de 2009


Não ligo se o Lula vai falar palavrão em discurso, se o combustível vai aumentar ou se o Gugu vai sair do SBT. Não ligo para o que o governador de São Paulo fez, nem mesmo me importo com o que a minha própria governadora está fazendo. Não ligo se o mundo terminará em 2012, não ligo se para ser jornalista não precisará mais de diploma... Não ligo.

Mas para os sentimentos dos outros, ligo sim. Ligo também para a violência que faz de nós pessoas amedrontadas, para a marginalidade que corrompe nossos filhos e invade nossas casas. Ligo para os desocupados que invadem terras e destroem plantações.

Não ligo se o 007 vai ter continuação. Não ligo se o Sawyer e a Kate vão sair da ilha em Lost e não ligo se a Luciana da novela das oito não vai mais caminhar. Não ligo se o Fresno lançou um novo CD ou se a Madonna virá ao Brasil novamente e muito menos quantas pessoas foram no show da Ivete.

Mas ligo para a frieza como o mundo é conduzido. Com o descaso que as decisões são tomadas. Ligo para as pessoas que estão morrendo com a seca, e para aquelas que estão morrendo com as enchentes... Ligo para a inocência das nossas crianças que foi perdida... Para a ingenuidade que foi deixada para trás. Ligo para os casais que não se amam mais, que fizeram de tudo algo mecânico. Para isso eu ligo!

Não ligo se o Rubens Barrichello mais um ano não ganhou a formula 1, se o Sport Club Internacional perdeu o Brasileirão ou se o Pedro Bial não vai mais apresentar o tal do BBB. Não ligo se a Bárbara Paz namora um cara mais novo, nem se a Suzana Vieira mostrou os seiose muito menos se o Marcelo Antony ainda está usando entorpecentes.

Mas ligo para a falta de educação das pessoas, para a banalização da amizade, para a indelicadeza de muitos. Eu ligo e me importo muito com a brutalidade daqueles que machucam os pais, os filhos, os vizinhos... To aí para o mundo que esquece dos verdadeiros problemas e se concentra em qualquer coisa que faça parecer mais fácil... Para os pais que não sabem onde os filhos andam, mas continuam assistindo a novela. Para as crianças que passam fome na rua enquanto o presidente fala palavrões em discursos. Ligo para os marginais que fazem graça da polícia enquanto tantos ficam assistindo 007 no cinema. Ligo para o mundo que está um caos enquanto todos se “surpreendem” assistindo 2012. Ligo para essa gente hipócrita, mesquinha e egoísta que não liga para nada do que eu ligo...
Me inspirei em uma crônica da Martha... Mas este é meu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário